Lages - Santa Catarina - Brasil

Semana passada estava degustando um pinhãozinho...adoooro.... e relembrando as tantas comidas típicas, como, entrevero, paçoca de pinhão, ponche de vinho...me bateu a vontade de falar desta cidade... Lages.
Fundada em 1766 pelo bandeirante paulista Antonio Correia Pinto de Macedo, Lages servia inicialmente como estalagem para a rota comercial entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente na passagem do gado dos campos gaúchos para abastecer os trabalhadores da extração de ouro em Minas Gerais.


Lages é a grande cidade do Planalto Serrano. Preserva o sentimento de amor pela terra e o legado intocável dos campos nativos, formados por coxilhas, com taipas centenárias e rios de águas puras e límpidas. É detentora de excelentes índices de qualidade de vida e de um diversificado parque industrial, comercial e de serviços.



Conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural, é ainda mais atraente no inverno, quando fortes geadas e nevascas criam cenários inesquecíveis para os turistas. Eu já passei alguns frios por lá.... mas vale muito!

Na década de 70, Lages despertou para a necessidade de organizar uma festa que destacasse o município como um pólo socioeconômico regional. Então surgiu a ideia da Festa do Pinhão, alimento primitivo que se constitui na semente da araucária – árvore ameaçada de extinção.


Realizada geralmente em junho, tem atrações como a Sapecada da Canção Nativa, festival de música, concurso de danças gaúchas, poesia, shows com artistas famosos (eu fui em muitossssss), rodeios, churrasco e chimarrão.
O símbolo da festa é a Gralha Azul - ave responsável pela reprodução natural da araucária angustifolia, espécie de conífera que produz o pinhão

Entrevero

O entrevero é um dos pratos à base de pinhão mais tradicionais da Serra Catarinense e um dos mais procurados pelo público durante a Festa Pinhão.... e que eu gosto pouco...ahahah


Entre o Patrimônio Histórico vale uma visita a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, de 1922.



Outro  cartão postal de Lages é o Morro da Cruz, onde é realizada a programação da Paixão de Cristo, nestes dias, passam pelo local mais de 20 mil pessoas. É um momento magistral que emociona a todos, pelo desempenho dos atores. Realmente vale a pena ver de perto.... eu fui em outras épocas ... Festa do Pinhão....mas quero voltar pra ver de perto esse espetáculo.

 



Destaque para o turismo rural, segmento no qual Lages é pioneira no País. Em hospedagens rústicas, os visitantes podem aproveitar o dia-a-dia de uma fazenda, experimentar a lida campeira e ser recebidos como visitantes pelas famílias. Nos restaurantes das fazendas são comuns as refeições típicas, iniciadas ao toque do sino, para chamar os convidados (minha hospedagem sempre foi a casa da Mari e do Deive)... que moram no meu coração!!!!


Ao lado do restaurante costuma ficar o fogo-de-chão, onde sempre existe água quente para o chimarrão ou uma panela de ferro com pinhões para cozinhar. Hospitalidade é o que não falta a este povo querido, tenho muitos amigos nesta cidade, pessoas inesquecíveis.

Memorial Nereu Ramos

E por falar em pessoas ilustres... além de ser parte da história de Lages, Nereu Ramos é parte da história do Brasil, é o que podemos conhecer no memorial, através das imagens fotográficas e objetos, da vida social de um político. Deputado estadual de Santa Catarina em 1911, deputado federal em 1930, deputado constituente em 1933, Governador de Santa Catarina entre 1935-1945, Presidente da República 1955-1956, assumindo o cargo do então Presidente Café Filho.


As virtudes do povo serrano se manifestam nas festas, artesanato, folclore regionalista e danças, nas músicas e na comida típica campeira de Lages.
Bom... Lages é assim.... uma cidade para conhecer e voltar... eu que o diga, já a visitei umas 7 vezes.....adoooro! Em virtude de já ter ido para lá muitas vezes não seria possível postar fotos de todas as viagens, então ai vai uma com minha amigona lageana, que foi parceira em algumas destas trips.

Eu e Thammy
Espero que gostem !!!!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Anônimo disse...

gosto e sempre vou gostar da cidade de lages

Anônimo disse...

3333333333333333333

Postar um comentário