Ilha do Mel - PR

A pedidos.... hoje vou falar um pouquinho deste lugar que demorei muito para conhecer, mas que foi um sonho quando estive lá.... SEJAM TODOS BEM VINDOS A ILHA DO MEL
Localiza-se no Oceano Atlântico Sul e situa-se a 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente a 4 km de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná.



Dos seus 2700 hectares apenas 200 têm permissão de uso - o restante é reserva ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná desde 1982.


A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.... não há ruas ou estradas, só trilhas.... adooooro! ;)

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná, instalado nos contrafortes do Morro da Baleia, erguido com paredes de um metro e meio de espessura, a Fortaleza foi concluída em 23 de abril de 1769. No alto do Morro da Baleia,

Farol das Conchas
Outro ponto é o Farol das Conchas, inaugurado em 1º de abril de 1872 e localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel.
A praia mais frequentada da ilha é a Praia da Encantada, de onde se pode avistar a Gruta das Encantadas, pequena entrada de um paredão rochoso envolta em uma séria de histórias fantásticas.
Gruta das Encantadas

Conta a lenda que lindas mulheres seduziam os homens que se aproximavam do local. Se você não estiver no clima de ser hipnotizado por sereias, pode apenas contemplar a paisagem, sentado sobre as pedras – escutando o mar bater nas pedras.
A Gruta de Encantadas situada na parte sul da Ilha, é o patrimônio natural mais importante da Ilha do Mel, para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.


Istmo, localizado em Nova Brasília, o Istmo ou Passa-Passa (como é conhecido pelos locais), é a parte mais estreita da Ilha do Mel, a largura hoje chega a 30 metros e somente nas grandes ressacas do mar a água chega a atravessar.

Istmo ou Passa-Passa


A travessia para a Ilha do Mel é feita com segurança, por barcos que saem de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min). Existem dois pontos de desembarque: Encantadas e Nova Brasília.

Barca
Refúgio rústico e preservado, atrai grupos ou viajantes solitários seduzidos por suas lendas e cantos paradisíacos.
A Ilha do Mel é considerado como um dos melhores picos de surf e bodyboard do litoral paranaense destacando-se as Praias de Fora  e Grande.
Diversos campeonatos de paragliding já foram e são realizados no morro do Sabão perto das Encantadas.


Na ilha encontram-se os mais variados ritmos de dança: samba, pagode, forró, reggae, rock, mpb... Os bares estão espalhados pelas pousadas locais. E por falar nisso...sobre a hospedagem, as opções existentes são pousadas e campings. E os restaurantes da Ilha do Mel são especialistas no pescado. Não deixe de experimentar.

Héliton, Eu e Aline

Bom essas foram algumas dicas..........mas......só indo para experimentar.
E para finalizar meus parceiros de trip.... que eu adooooro muito .... e o compromisso "já assumido" de voltarmos juntos lá...bora?
Espero que tenham gostado.... tanto quanto eu !!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Ana Costa disse...

Já tive o prazer de conhecer, recomendo!
Linda, perfeita!
Bjooo

Elisabete Schlatter disse...

Ai Ana, obrigada por visitar meu blog.... volte sempre! Bjs

Anônimo disse...

Bete, Adorei ... Todas as postagens acho q vc descobriu mais um dom de relatar lugares tão belos com o seu jeitinho, tornando ainda mais interessante e inspirando para que todos ampliem seus horizontes... E acho q vai ter q ter mtas outras trips =)

Aline

Anônimo disse...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.
[Amyr Klink]

PS: Li isso e lembrei de Vc ...

Aline

Héliton Herodes disse...

UHULLLLLLL

Demais essa trip... pena que ficamos pouco tempo... mais certamente voltaremos pra aproveitar melhor...

PARABENS BETE pelo blog... INTERNACIONAL AGORA!! rsrs

Elisabete Schlatter disse...

Obrigada Aline pela linda mensagem, vou fazer dela um post....adorei!!!!
E certamente que iremos fazer outras trips....Bjs

Elisabete Schlatter disse...

Helinho do meu coração.... brigaduuuu.... você faz parte dessa realização que é meu blog, só tenho que lhe agradecer toda a sua ajuda.... que Deus lhe dê em dobro toda força que vc sempre me dá! E bora programar nossa proxima trip!? Bjs

Anônimo disse...

Prima lindaa!!!
Parabéns pelo blog, esta maravilhoso!!!!

Adoro você muitoo!!
Beijos

Cris Chagas
Naviraí-MS

Elisabete Schlatter disse...

Cris amadaaaaa...obrigada por estar aqui tbm! Adoro-te! Bjs

Postar um comentário