Garopaba - Santa Catarina - Brasil

Oi gente... sorry pela minha ausência, confesso que esse tempo de chuva me desanimou completo... nem escrever aqui eu tive vontade...........mas.........o astro rei voltou! Uhuuu.....bem vindo SOL !!!!!!!
E este lindo dia de sol até me inspirou a escrever um pouquinho sobre uma cidade linda que conheci e quero compartilhar com vocês.... Garopaba.




Garopaba é uma enseada que se estende da Ponta da Faísca, ou Gamboa, até a Ponta do Ouvidor, banhada ao leste pelo Oceano Atlântico....... linda de se ver!

Conta-se que em 1525 uma expedição naval espanhola, comandada por Dom Henrico de Acuña, que se dirigia às Molucas, passando pelo estreito de Fernão de Magalhães, foi obrigada a se refugiar na Baía de Garopaba, fugindo de um temporal.......hummmm
Os expedicionários encontraram ali a tribo Carijó, que vivia da pesca, da caça e de produção de verduras e raízes.



Todavia somente em 1666 começaram a instalar-se em Garopaba os primeiros imigrantes açorianos, que se dedicaram principalmente à caça da baleia - que durou até 1800. 

 

Na época, o produto grandemente procurado era o óleo das baleias que eram pescadas na região. Esse óleo servia para a iluminação pública, e era misturado à argamassa, fazendo o papel de cimento, que ainda não existia.




 Hoje restam menos de 8 mil indivíduos em todo o planeta, 550 deles freqüentadores da costa brasileira para reprodução e cria dos filhotes. A baleia franca pode chegar a 18 metros e pesar até 60 toneladas. O filhote nasce com 4 a 5 toneladas.
 Santa Catarina  faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.


Praia da Ferrugem

Garopaba compõe o litoral sul catarinense, com oito belas praias, entre elas uma das mais conhecidas é a Praia da Ferrugem. Conhecida como a praia da galera, é o destino preferido de quem gosta de muito agito e curte uma balada. O surf rola solto no costão norte. 
O sambaqui que existe na beira da praia, localizado à esquerda do canal, também é um local interessante. Trata-se de um morro que foi cemitério dos índios da tribo Carijós, na época da colonização do litoral..
Linda esta praia gente....... eu amo! último carnaval estive lá !

 Praia da Silveira

Conheci também a praia da Silveira, uma das mais bonitas praias do país, além de ter as melhores ondas da região e uma das maiores da costa brasileira. Fazendo parte da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca é um dos melhores lugares para a observação.

Praia do Siriú

Deslizar nas areias das dunas do Siriú é um programa inesquecível....  um convite à pratica de sundboard.
Integrada ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a região delimitada da Praia do Siriú até o Morro dos Cavalos, é considerada área de preservação permanente. Localizada a 9 quilômetros ao norte de Garopaba, possui enormes dunas que chegam a alcançar 5 quilômetros de lado.  No lado norte da praia desemboca a bela Lagoa do Siriú, onde procriam-se camarões e diversos tipos de peixes. 


Gruta Nossa Senhora de Lourdes
 No turismo religioso pode-se destacar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um lugar de visitação e oração que fica na praia da Preguiça, no bairro do Vigia.


Igreja Matriz de São Joaquim


Igreja Matriz de São Joaquim, localizada no centro histórico de Garopaba, em frente à praça 21 de abril, construída sobre uma pedra (antiga armação das baleias) em 1846, ainda hoje traz recordações aos visitantes dos tempos da província.

Bom é isso aí.... aqui um pouquinho de tudo que tem lá.....muitas outras praias lindas.... tem que ir pra conhecer e se deliciar.
Eu fui e recomendo!!!




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Lídia disse...

... que vc se inspire sempre.. para descrever esses lugares maraaaaaaaaa...nos faz "viajar" como se colocasse os "pés" lá.. valeu a viagem.. =)...

Elisabete Schlatter disse...

obriga Lidia, adorei sua visita.... quem sabe num destes post's você aparece? Viajar é preciso! Bjs

Postar um comentário