Hoje vou falar de uma cidade super charmosa que conheci em uma viagem de trabalho, embora tenha sido breve, foi o suficiente para me encantar com tanta beleza.
Nova Petrópolis, é um pedacinho da Alemanha na Serra Gaúcha
Desenvolveu-se sedimentada na cultura e tradição alemã, destacando-se pelo colorido dos jardins, praças e também pela preservação de suas encostas verdes cobertas pelas matas nativas. Todo esse contexto contribuiu como grande gerador de potencial turístico.
Frühlingsfest - Festival da Primavera é uma festa digna do seu título de Jardim da Serra Gaucha. Um evento onde a presença das flores, suas linda cores e o aroma da primavera fazem parte do cenário. Além disso, a comunidade e visitantes podem conferir o que há de melhor na área de flores e paisagismo, ativides que tanto eram valorizadas pelos imigrantes alemães que colonizaram esta bela cidade.
Azaleias
A Praça da República, ou Praça das Flores como é conhecida fica no Centro da cidade e é hoje considerado o ponto turístico mais visitado. Não é simples descrever essa praça... é algo extraordinário.... lindo demais! Recanto nostálgico, de um colorido mágico que encanta pela sua beleza e seu perfume e que serve como palco para apresentações de “bandinhas” que executam músicas alemãs folclóricas.
Praça das Flores
Labirinto Verde aqui reproduzido em tamanho expandido para uso “in loco” por crianças e adultos. Todo construído por vegetação arbórea, de altura perto dos 2m, constitui um desafio bastante interessante na busca do caminho para encontrar o centro do mesmo. Trata-se de um excelente exercício de memorização de localização, fazendo com que a repetição do desafio se faça presente sempre que houver oportunidade.
Gente é muito legal este labirinto... dá um frio na barriga, parece brincadeira de criança....eu amei!
Gente é muito legal este labirinto... dá um frio na barriga, parece brincadeira de criança....eu amei!
Labirinto Verde
Nova Petrópolis é famosa pela diversidade e qualidade de suas malhas. São mais de 130 fábricas que produzem cerca de 500 mil peças por ano, com uma grande variedade de modelos e cores a preços convidativos.
Galeria Imigrante
Parque Aldeia do Imigrante, um museu ao ar livre com dez casas antigas, construídas nos primeiros tempos da imigração alemã na Serra. O Parque oferece aos seus visitantes muita diversão atrelada à cultura alemã. Logo na entrada do Parque há a Aldeia Bávara com lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, Salão de Baile, Quiosque para apresentação do rico folclore da região e o Biergarten (Jardim da Cerveja).
Parque Aldeia do Imigrante
Nova Petrópolis é também o berço do Cooperativismo de Crédito da América do Sul.
Em 28 de Dezembro de 1902 foi fundada pelo Padre Suíço Theodor Amstad o modelo Cooperativo que deu origem ao Sistema Sicredi que hoje propagou-se pelo país inteiro
Monumento ao Cooperativismo
O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, é o maior evento cultural da cidade. Folclore, música, dança, artesanato, a cultura típica alemã representada através da gastronomia e das competições germânicas estão presentes na Praça das Flores.
Uma "casa que não tem flor não tem alegria", diz um ditado alemão que, em Nova Petrópolis, foi levado à risca, em todas as cores. Conhecida como "cidade das azaléias", planta típica do inverno e plantada ali com as mais diversas tonalidades, a cidade também se destaca no verão pelo azul das hortênsias.
E para encerrar este post, uma foto Cascata Johan Grings e o alicerce da primeira serraria da região, de 1862.
Belo lugar onde quero voltar e indico a todos que adoram a natureza.
Belo lugar onde quero voltar e indico a todos que adoram a natureza.
Espero que gostem !!!
0 comentários:
Postar um comentário