Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Hoje vou falar de Itajaí, cidade localizado no litoral de Santa Catarina.
Em 1750, colonos portugueses vindos da ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região e no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e italianos.


 Itajaí possui condições propícias para a atividade pesqueira, grande geradora de riquezas. O município encontra na atividade portuária seu maior expoente. O Porto de Itajaí é responsável pela maior parte das exportações da região sul do Brasil e é segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres.



Porto de Itajaí
Maior porto pesqueiro do Brasil com quatro berços de atracação de navios e um cais de 592 metros de extensão ao longo do rio Itajaí-Açú. Possui o único píer exclusivamente turístico do País, o Píer Guilherme Asseburg .
Itajaí é uma cidade onde a natureza e o progresso convivem em perfeita harmonia, prova disso são as belas praias da região.


 Molhes da Barra


Os Molhes da Barra, na Praia do Atalaia é um dos principais pontos turísticos de Itajaí, atraindo muitos turistas e visitantes. O local oferece uma bela visão de entrada e saída de navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açú e é também um lugar muito propício para a prática da pesca de arremesso. O farol, situado na extremidade do molhe, possui um pavimento elevado, cuja subida é possibilitada por escadas, e é aberto ao público, que do alto vislumbra um cenário encantador......indispensável uma visita! 

 Canto do Morcego

Apesar de não ser muito extensa, a costa marítima de Itajaí é muito bonita e diversificada, sendo parada obrigatória para os turistas. Localizado no pontal norte da Praia Brava, está o Canto do morcego, é um local paradisíaco. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, mostra o esforço dos locais na intenção de se alcançar um turismo sustentável.  Oportunidade única para se entrar em contato com a natureza, sol, mar, vento, mata atlântica, pássaros, enfim, é uma experiência de imersão na natureza recompensadora.... e que eu amo!

Praia Brava


E por falar em Praia Brava, este é um dos principais pontos de encontro de jovens e surfistas. De mar aberto e pequenas dunas, sua infra-estrutura é formada essencialmente por bares e restaurantes de arquitetura rústica que se mesclam com a vegetação de restinga da mata atlântica. A noite da Praia Brava é muito popular entre os jovens por ser o ponto de encontro de gente bonita, com luais e outras festas badaladas, incluindo uma das festas eletronicas mais prestigiadas da região e.... que eu quase nem gosto...ahahah
Praia dos Amores

 Numa extensão da Praia Brava, fica uma charmosa praia.... a Praia dos Amores (my favorite) é uma praia de mar agitado e regular, bom para o surf. A Praia dos Amores se limita no canto sul com o Morro do Careca onde é praticado o vôo livre e tem ao norte a Lagoa de Santa Clara que proporciona boas pescarias e completa o seu lazer.

Bico do Papagaio


A praia do Jeremias, conhecida pela formação rochosa Bico do Papagaio, é uma praia pequena e boa para caiaque, águas rasas, sempre limpas e mansas.
Praia do Atalaia

A Praia do Atalaia é a mais próxima do centro de Itajaí, praia rasa com poucas ondas, mas suas ondas são consideradas as mais regulares do Brasil e propícias à prática do Surf. Próxima aos molhes do Rio Itajaí-Açú.


Praia de Cabeçudas

Praia de Cabeçudas é a mais urbana e movimentada, com barracas padronizadas e área exclusiva para estacionamento. Oferece além da beleza natural, competições de vôo livre e iatismo, boa para windsurf.
Itajaí também é palco da Marejada, a maior festa portuguesa do Brasil acontece no mês de outubro, com música, dança, muita comida típica e ótimos pescados.


Marejada

O maior cartão postal da cidade é a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. É um monumento artístico e cultural, inaugurado em 1955. Sua arquitetura soma elementos românticos e góticos e seu interior tem as mais belas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli. Apresenta em seus vitrais, desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos destacando o imenso painel da Imaculada Conceição da Virgem Maria no teto, e a imponente estátua de Moisés que desce do Sinai, obra do escultor Teichmann colocada sobre o dossel do púlpito.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Vale conhecer também o Mercado Público Municipal. totalmente restaurado, mantém internamente toda a beleza arquitetônica da construção original de 1917. O Mercado Público Municipal possui várias lojas que vendem desde artesanato local à peixe fresco e conta também com um restaurante especializado em cozinha regional...delícia!

Mercado Público
E para que gosta de história, não pode perder um passeio pelo
Museu Histórico que encontra-se instalado no prédio do Palácio Marcos Konder, edificado em 1925 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, que ali funcionou até 1972. O edifício é a principal peça do Museu, sua arquitetura de linhas "art- nouveau" e a sua conservação encantam pela beleza da construção. Conta a história de Itajaí através de 21 seções que levam o visitante à descoberta e ao encontro das origens.

Museu Histórico

Itajaí também possui um Teatro Municipal que é hoje palco de diversas peças de teatro, shows e eventos.
Foi inaugurado no ano de 2004 e desde então possui uma programação constante de produções locais, estaduais, nacionais e internacionais. Com uma ampla estrutura física, o teatro possui a capacidade de receber 515 pessoas.

Teatro Municipal  de Itajaí

Visite a cidade e constate com seus próprios olhos toda a beleza deste lugar, onde o sol transforma cada dia em um verdadeiro milagre.

Espero que gostem!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Anônimo disse...

È uma bela cidade...
Maristela....

Elisabete Schlatter disse...

É mesmo... bela e cheia de gente querida por nós, né?! ;)

Marcia da La Vita disse...

Adorei a matéria sobre Itajai, valeu Beth!!

Elisabete Schlatter disse...

Essa cidade que amo, também foi atingida pela enchente. Força povo guerreiro e que Deus lhes abençoe!

Elisabete Schlatter disse...

Valeu Márcia, obrigada pela visita.... volte sempre! :)

Postar um comentário