Fortaleza de Santo Antônio de Ratones - SC - Brasil



Continuando a falar sobre Fortalezas, hoje vou explorar um pouquinho da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que  localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina, entre a ponta da Gamboa e a ponta do Sambaqui, em Florianópolis. 


Projetada e construída pelo Engenheiro militar, Brigadeiro José da Silva Pais, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina (1739-1745). Sob a invocação de Santo Antônio de Lisboa, a sua construção teve início logo após a Fortaleza da Ponta Grossa (1740), e, como ela, foi concluída cerca de quatro anos após.


O forte remete a construções medievais, incluindo ponte levadiça, fonte d´água e aqueduto. Nos arredores, trilhas conduzem a caminhada em meio à Mata Atlântica e também pela orla.




Vista da Fortaleza de Anhatomirim, a ilha de Ratones Grande é a maior das duas ilhas "Ratones".




Lá você pode conferir a exposição de fotos "Fortaleza de Santo Antônio - Retrospectiva", no  - Quartel da Tropa. Veja ainda o sistema fotovoltáico de geração de energia elétrica com coletores solares.




Seus principais edifícios estão implantados em uma linha de um único terraplano, guarnecidos pela encosta e voltados para o mar. 
Foi edificada com duas baterias de canhões, com a finalidade de guardar a entrada norte da Ilha de Santa Catarina.





Para visitar a Fortaleza é cobrada uma pequena taxa de visitação, que é empregada na conservação e manutenção da Fortaleza. Estudantes, mediante comprovação, pagam metade do valor, e idosos com mais de 65 anos e crianças com menos de cinco anos estão isentas da taxa. 





Em 1938 a Fortaleza de Santo Antonio de Ratones foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 1991 suas várias edificações foram restauradas e a Universidade Federal de Santa Catarina passou a gerir a Fortaleza, tornando-a um atrativo turístico dos mais belos e singulares.

Eu fui com um grupo "Fazendo Trilhas" e a empresa "Scuna Sul" , um guia acompanha os visitantes e conta histórias que ocorreram no local. 
Me encantei pelo lugar!






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário