Aparecida - SP - Brasil


Estou tão ansiosa para viajar que nem consigo mais me concentrar e estar aqui, neste universo que amo e tenho tanto para compartilhar...... viagem dos meus sonhos chegando...em breve News....
O post de hoje foi inspirado no postcard. que recebi de um amigo meu, amigo que morro de saudade.
Vou falar um pouco sobre Aparecida, chamada não-oficialmente de Aparecida do Norte, cidade conhecida pelo turismo religioso.

Vista noturna da Basílica

A história da cidade de Aparecida se confunde com a da imagem da Padroeira, que deu origem à toda essa trajetória de fé e devoção.  
No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixe. Por uma ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguaçu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada na altura do pescoço.
 Num segundo lance de rede pescaram a cabeça da imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Imagem da Senhora da Conceição. Depois da pesca da imagem, a pesca de peixe foi tão abundante que os pescadores e seus familiares se deram conta do milagre.


Basílica Velha


Para abrigar a imagem foi construído o primeiro templo de adoração que acolheu multidões durante 145 anos. Posteriormente foi construído em estilo barroco, a Matriz Basílica é conhecida pelos peregrinos como a antiga casa de Nossa Senhora Aparecida. Chamada de Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a guardiã da religiosidade e da fé do povo brasileiro. Inaugurada em 1745, passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas em suas imponentes paredes externas.

Até hoje é marco da história da fé que alimenta a cidade, com suas duas torres, os sinos em órgão que emociona nas missas e celebrações.



Nova Basílica



Após acolher multidões de peregrinos durante 95 anos (1888 – 1983). Foi então construído a nova basílica, em  estilo neo-romântico, em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) declarou oficialmente a basílica de Aparecida, o Santuário Nacional. A basílica Nova conta, basicamente, com quatro naves juntando-se em cruz, em cuja interserção ergue-se a imponente cúpula. Tem capacidade para abrigar de 45 a 70 mil romeiros.


Passarela da Fé



A passarela que liga a Basílica Nova à Basílica Velha é uma obra impressionante. E a sua parte mais alta funciona também como um mirante. Lugar certo para uma foto.....eu tenho várias.



Centro de Apoio ao Romeiro

Construído no pátio da Basílica Nacional, este centro comercial, de lazer e entretenimento foi inaugurado em 1998. Numa área de 2.700 metros quadrados, abriga um shopping com mais de 700 lojas, parque de diversões, praça de alimentação além de uma arena multiuso com capacidade para 10 mil pessoas.
Lugar onde encontramos aquelas lembrancinhas básicas....que adoramos!


Relógio das Flores



O primeiro relógio de flores do Vale do Paraíba, com 9m de diâmetro, foi inaugurado em 2 de dezembro de 2003, na Praça Victor Coelho de Almeida.
Nele estão plantadas mais de quatro mil mudas de todo o Brasil.
Junto ao relógio estão dois belíssimos painéis que retratam um pouco da história da cidade.
Vale conhecer também este ponto turístico de rara beleza.


Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de nove milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
Destino de muitos peregrinos, Aparecida é um lugar de muitas histórias, histórias particulares de cada um....eu tenho a minha.....você com certeza terá a sua!
Cidade encantadora e cheia de uma atmosfera muito particular..... conheça você também esse lugar!!!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Fabiano Medeiros disse...

Que legal, Bete!
Fiquei super feliz com o post!
E claro que lembrei de você, somos dois apaixonados por viagens... temos que marcar uma para irmos juntos!
Beijão e morro de saudades de ti também!

Elisabete Schlatter disse...

oinnn... amigo amado!!! Quero muito fazer uma viagem com você.... vamos marcar. Saudades mil! brigadinha pela visita, volte sempre! Bjs :)

Postar um comentário