Jaraguá do Sul - Santa Catarina - Brasil

Dando continuidade a lugares que fui, conheci e gostei, quero compartilhar hoje, uma cidade linda que fica aqui no estado de Santa Catarina, chama-se Jaraguá do Sul.
Na época do descobrimento do Brasil, era território tupi-guarani. Antes disto, o homem sambaquiano também deve ter pisado este solo. Por volta do Século XVII, os xoklengues ocuparam a região. Foram estes os indígenas que havia por ocasião da colonização do vale. Alguns vestígios da ocupação indígena na região ainda podem ser encontrados.

Pórtico de Jaraguá do Sul

Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d"Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.




Chegada dos primeiros colonizadores


 A colonização efetiva se deu a partir de 1890, quando colonizadores alemães, italianos, húngaros e outros começaram a colonizar as diversas regiões do Município. Considerado um dos principais parques fabris de Santa Catarina, grande produtor de malhas e sede de importantes indústrias metal-mecânicas e alimentícias, Jaraguá do Sul também é rica em cultura e belezas naturais. 
E por falar em cultura, todos os anos nos meses de janeiro e fevereiro, Jaraguá do Sul respira música.

Femusc

O Femusc - Festival de Música de Santa Catarina, caracteriza-se como um festival-escola não competitivo, que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público.
Quem já foi pode confirmar... é uma boa oportunidade para ter acesso ao maior festival de música erudita do Sul do Brasil. 


Schützenfest

Outubro é mês de festa em Santa Catarina e em Jaraguá do Sul o destaque é a Schützenfest, que é realizada desde 1988 e foi criada para resgatar e preservar a tradição do tiro esportivo presente na cultura alemã. O tiro, a música, o chope e a comida típica são as grandes atrações.

Parque Malwee

Belezas naturais não faltam por aqui, inúmeros parques fazem um interessante contraste com o grande parque fabril do município. Entre eles o Parque Malwee - que ocupa uma área de 1.200.000m2. O parque tem 17 lagos, grandes áreas arborizadas e ajardinadas.
De iniciativa privada, o Parque Malwee foi inaugurado em 1978 pelo então proprietário da Malwee Malhas, senhor Wolfgang Weege. O Parque Malwee é um dos melhores, bem estruturados e mais conhecidos pontos turísticos do município e da região. 

Paróquia São Sebastião

A Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul foi criada por decreto de Dom João Becker, Bispo Diocesano de Florianópolis, no dia 31 de julho de 1912, e também é uma referência para o município, pela beleza de sua construção.


E por falar em belas construções, a tradição alemão também é visível nas antigas casas, patrimônio histórico e cultural da cidade.



E para quem gosta de aventura e contato com a natureza, o Pico Jaraguá é um dos pontos mais altos da região, com 926 metros de altitude. É o ponto mais alto da cidade .Localizado ao final da Serra de Jaraguá, o pico é de difícil acesso, mas o esforço vale a pena, pois a vista magnífica onde é possivel ver o centro a cidade, e em dias claros é possível avistar o litoral.




Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Bom, é isso aí, um pouquinho desta bela cidade. Mas tem muito mais para conhecer.
Espero que gostem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário