39ª Festival de Cinema de Gramado - Gramado - RS

Como mencionei em meu post de Gramado, estive lá na Páscoa deste ano, visitei o Palácio dos Festivais e senti uma grande vontade de voltar nesta época, mas infelizmente por motivos de força maior ($$$$$$) não poderei ir....mas quero falar um pouquinho mais deste evento que é um sonho....
Bora conhecer ?


Apesar da criação do Festival ter sido pensada a partir da mostra de cinema de 1969, a primeira edição do evento foi acontecer realmente no ano de 1973. A princípio a ideia consistia em incentivar o cinema brasileiro e consagrar os melhores filmes. Devido as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional, os organizadores passaram a incluir produções latinas na programação a partir do ano de 1992, o que tornou a disputa pelos prêmios um tanto mais acirrada.  

Palácio dos Festivais


Na 39ª edição que acontece de 5 a 13 de agosto de 2011, foram inscritos 180 filmes de longa-metragem -105 longas brasileiros e 75 longas estrangeiros. Já na categoria de curta-metragem nacional foram 323 filmes inscritos.

Para participar, as produções precisam respeitar alguns critérios. Os longas (documentário ou ficção) podem ser estrangeiros, mas precisam ter sido concluídos a partir de 1º de fevereiro de 2010. Os curtas-metragens têm de ser brasileiros e finalizados a partir de 1º de agosto de 2010. Há também a Mostra Gaúcha, cujos filmes são agrupados em categoria própria.

"O Palhaço" de Selton Mello


Os artistas que serão homenageados na 39ª edição do evento, com o Troféu Oscarito, dedicado aos grandes atores e atrizes do cinema, será entregue para Fernanda Montenegro (“O Amor nos Tempos do Cólera”). Os diretores são homenageados com o Troféu Eduardo Abelin e esse ano o escolhido foi Domingos de Oliveira (“Todo Mundo Tem Problemas Sexuais”).

Já a homenagem especial ficará para o ator e diretor Selton Mello. “O Palhaço”, trabalho mais recente de Selton a frente e atrás das câmeras.

Paulo José e a filha Bel Kutner


O evento reúne celebridades do cinema brasileiro e estrangeiro (artistas, produtores e diretores), de todos os lugares do Brasil e da América Latina. Durante o festival é possível encontrá-los nos hotéis, restaurantes, bares, ruas e principalmente no Palácio dos Festivais. Então para quem quer "tietar", fiquem atentos as oportunidades...


Os vencedores da competição recebem o cobiçado prêmio do cinema brasileiro, o Kikito.
Os jurados vão escolher melhor ator, melhor atriz, melhor fotografia, melhor roteiro, melhor diretor, melhor canção original, entre outras categorias.
O Festival é um dos principais eventos que acontece na serra gaúcha no período do inverno e atrai milhares de turistas. Para quem aprecia a arte e gosta de viajar, conhecer Gramado na época do Festival de Cinema é um passeio imperdível.


E para fechar uma fotinha nossa em frente ao Palácio 


Para que o festival repita o sucesso dos anos anteriores, ele conta com apoio com grandes patrocinadores que incentivam a cultura no país, como as empresas Oi, Petrobrás, Kia Motors e Banrisul.

Para saber mais sobre o festival acesse o site: ww.festivaldegramado.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiiii! Ano que vem estaremos lá!!!
Bjs, Lari

Dani disse...

Que maravilha, minha miga é cultura.
Adoreei Chuchu, bem informadinho.
Muitas cosinhas nem sabia, hehe.
Bjus

Elisabete Schlatter disse...

Obrigada meninas...isso mesmo Lari, ano que vem....estaremos lá, se Deus quiser! e Dani valew...você que está aí aproveita por nós chuchu! Adoro-te! Bjs

Postar um comentário