Depois de uma pequena ausência hoje venho falar de um lugar que me fascinou e deixou muitas saudades, sem dúvida, é um lugar que quero muito voltar.
Amsterdam é sem dúvida uma das capitais mais acolhedoras da Europa.
É a capital da Holanda, embora não seja a sede do governo, que está em The Hague. Talvez por isso a cidade tem uma atmosfera informal.
Amsterdam tem todas as vantagens de uma grande capital com certas particularidades, como cultura, vida noturna, restaurantes de renome internacional, eficientes meios de transporte....e ainda assim é uma cidade calma.
A harmonia entre prédios, canais e barcos é perfeita, até parece uma cidade de brinquedo....e foi tudo isso que me encantou completamente.
Sua arquitetura é impressionante, com mais de 1.500 pontes, seus inúmeros canais, levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".
A cidade se localiza entre os rios Amstel e Schinkel, na chamada baia de IJ.
O nome “Amsterdam” é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, rio que corta a cidade.
Casas Flutuantes
Entre as atrações de Amsterdam estão as casas-flutuantes. É interessante observar estas casas, "ancoradas" nos canais.
Após a Segunda Guerra Mundial, havia uma escassez de casas, por isso as pessoas começaram a viver em casa flutuantes. Atualmente existem cerca de 2.500 casas flutuantes em Amsterdam. Estas não podem ser movidas para outro lugar, pois a autorização só permitem que fiquem paradinhas nos canais.
As casas flutuantes mais antigas, feitas de aço ou madeira tem que ser levadas para o cais a cada 2 anos para serem inspecionadas. Para tirar uma licença para ter uma casa flutuante é caríssima.
São lindas e dão um visual incrível nos canais. Algumas tem até jardins, repleta de flores....puro luxo!!!
Casas Flutuantes
Percebi que a cidade leva uma fama exagerada pelo liberalidade em relação a drogas e sexo. Embora não vi gente se drogando na rua, nem expressões explícitas de homossexualismo, ou prostitutas nas nuas.
O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves e de existir uma indústria do sexo legalizada.
Coffeeshops
No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas estão lotadas de sex shops, bares onde decorrem shows eróticos, cinemas eróticos e até um museu do sexo. A prostituição nos Países Baixos é completamente legalizada nas zonas designadas para ela.
Red Light District
Amsterdão é famosa pela enorme quantidade de bicicletas e é o centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e pode-se deixar a bicicleta em qualquer lugar.
Um bom exemplo para nossa cidade, que infelizmente não valoriza esse meio de transporte...desculpe o desabafo!
São 400 quilômetros de ciclovias em Amsterdam – perfeito para explorar o centro da cidade com cara de século 17.
A popularidade do ciclismo em Amsterdam é muito favorecida por seu terreno plano – pelo menos 40% da cidade prefere andar sobre duas rodas. E um detalhe importante: certifique-se de lembrar o local exato onde você deixou sua bicicleta – alguns estacionamentos armazenam até 7 mil bikes! Ufaaa!
Estacionamento de bike
Na cidade encontram-se muitos museus de fama internacional, como o Rijksmuseum (dedicado à artes e história), o museu de arte moderna Stedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas de Van Gogh no mundo.
Rijksmuseum
Outro museu que visitei foi o Museu Judaico.
Este museu consiste em quatro Sinagogas, datando a mais velha do século 17 e dentro desta existindo uma diversificada coleção de arte. Mostra a histórico, a religião e a cultura judaica dos Paises Baixos.
Joods Historisch Museum
Outra visita foi a Casa de Anne Frank, quem diria que eu tendo lido este diário há uns bons anos atrás, iria conhecer de perto o anexo que eles transformaram em esconderijo.
Anne Frank, foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do holocausto, que morreu aos quinze anos de idade num campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação de seu diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus. O conjunto de relatos, que recebeu o nome de Diário de Anne Frank, foi publicado pela primeira vez em 1947 e é considerado um dos livros mais importantes do século XX.
Anne Frank Huis
Em Amsterdã se encontra a conhecida fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu Heineken Experience....encontrei muitos brasileiros lá, será por que?
Amsterdam é a cidade das flores. Seu mercado de flores é um dos mais famosos do mundo. Foi criado no século 18 e fica à beira de um dos seus canais. Ali são vendidos flores de todos os gêneros, sementes, bulbos e plantas belíssimas como as tulipas.
Mercado das flores
O Brasão da cidade é outra curiosidade e está espalhado pela cidade.
Ele é vermelho com três cruzes brancas sobre uma barra preta. A barra preta significa o rio Amstel. As três cruzes são chamados de as cruzes de Santo André, padroeiro da cidade. Há dois leões que estão representados, um de cada lado do escudo, tudo sobre o lema da cidade: Heldhafti, Vastberaden, Barmhartig, traduzindo: admirável, determinada e misericordiosa, escritos em homenagem a bravura da cidade durante a Segunda Guerra Mundial. Ainda tem a coroa imperial, acima.
Brasão
Outro ponto que conheci foi a Praça Leidseplein com excelente para barzinhos, restaurantes, apresentações de artistas de rua, com destaque para o Hard Rock Café, com uma localização super privilegiada, as margens do canal.... lindo!!!
Hard Rock Café
Ao redor desta praça você pode aproveitar a noite em um dos pubs e clubes. Locais conhecidos como o teatro da cidade e as estações de música. Ponto certo para todas as noites e durante o dia também excelente lugar para um cafe, cerveja, almoço. ...e nós aqui também!!!
Praça Leidseplein
A cidade não se destaca apenas pelo turismo mas também por seu setor financeiro (quinto maior europeu) que conta com mão de obra qualificada no setor logístico e uma infra-estrutura de altíssima qualidade considerando o moderno porto marítimo da cidade e o grande aeroporto internacional. A bolsa de valores da cidade foi a primeira no mundo a funcionar todos os dias e hoje faz parte da Euronext. Varias grandes empresas e bancos tem sua matriz na cidade como a clássica cervejaria Heineken que criou até mesmo um museu, Philips, Abn Amro, Delta Lloyd, Royal Dutch Sheel, são outras poderosas referências.
Estação Central
Um prédio que chama a atenção e onde tudo acontece, é a Estação Central de Amsterdã. De uma maneira ou de outra todos desembarcam nela, ou chegando de outros países de trem ou chegando de trem vindo do aeroporto, ou, partem de lá para outro lugar, e foi de lá que partimos rumo a Berlim...mas isso é assunto para o próximo post...
Espero que gostem....eu amei!
0 comentários:
Postar um comentário