Bélgica





Pois é, quem me conhece já sabe que viagem é mesmo meu ponto fraco. 
e a Europa sempre fez parte daqueles sonhos distantes para mim..... mas sempre houve uma ponta de esperança. Afinal de contas, aperta o orçamento daqui, aperta dali .... e enfim lá vou eu rumo ao Velho Continente.
A viagem começo no aeroporto Afonso Pena - Curitiba com destino ao Galeão - Rio de Janeiro...uma espera de 6 horas para o voo com destino a Madri - aeroporto Barajas (voo de 10 horas)....mas tudo vale a pena quando se está realizando um sonho não é?!!!


 Aeroporto de Barajas - Madrid - Espanha


Lindo e enoooorme esse aeroporto, de lá o destino foi Bruxelas - Brussels Airport, dai começou as descobertas, as surpresas e o encantamento....a Bélgica foi meu ponto de partida para a Eurotrip.


Sede da UE na capital Belga 

 A Bélgica tornou-se independente da Holanda em 1830. O país prosperou na segunda metade do século 20. Hoje, possui uma economia moderna e é membro da União Européia. Bruxelas sua capital é uma cidade de negócios, cosmopolita, vibrante ...capital da União Européia...é, descobri isso quando estive lá com nossos guias: Ellen e Bjorn.
Sua arquitetura mescla construções históricas do centro, edificios "Art Nouveau" e prédios ultramodernos da administração da UE.
Na região de Flandres, ao norte, se fala flamengo (holandês), e a população do sul francês. As placas são escritas em francês e holandês.... lá, assim como em quase toda a Europa é comum as pessoas falarem "alguns" idiomas... principalmente o holandês e o francês, mas também o alemão e o inglês.....e se você assim como eu não for fluente em nenhum desses...ahaha...nada que alguma mímica não resolva...só bafão.

Atomium

Uma visita obrigatória na capital belga, é o Atomium, uma obra “high tech” que, como o nome sugere, tem o formato de um átomo, obviamente em versão ampliada 165 biliões de vezes. Construído para a Exposição Mundial de 1958, o Atomium domina a paisagem com sua aparência futurista, no meio da zona verde do Boulevard du Centenaire. Lá dentro, percorrendo os estranhos e inclinados corredores que unem as esferas desse átomo gigantesco, descobre-se um centro cultural bem equipado, salas de exposição e, bem no alto, uma vista maravilhosa da cidade.


Guildas - Grand Place

As Guildas são um conjunto de vários edifícios situados na Grand Place de Bruxelas. Os principais são a Maison des Brasseurs que era a guilda dos cervejeiros e a Maison des Boulangers que era a guildas dos padeiros. As sedes das guildas da Grand Place estão construídas em estilo flamengo renascentista dos finais do século XVI e princípios do século XVII.

Câmara Municipal

Me impressionei com essa praça, não podia acreditar nos meus olhos quando eu entrei no Grand Place, sem dúvidas a mais bonita que já conheci. A praça fica ainda mais linda com a iluminação noturna. Cada uma das casas é mais majestosa que a outra, difícil saber a mais bela. Era conhecida anteriormente por Praça do Mercado. Foi reconhecida em 1998 pela UNESCO,  como Patrimônio Mundial. 

Grand Place



A fama de ter os melhores chocolates do mundo, é fato! Há lojas espalhadas por todo canto. Uma grata surpresa experimentar esta delícia!
Sem falar que na Bélgica existem mais de 1.500 tipos de cerveja, nas quais Stella Artois, Alken Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Kwak, Leffe, Hoegaarden e Belle Vue entre as mais conhecidas.
Certas cervejas possuem até um copo específico para serem servidas com tamanho e forma variados, delícia!
Enfim a culinária belga fortemente influenciada pela Francesa e Alemã.... dispensa maiores comentários.



Gilded Plaque



Ao lado do Hubert de Ville (um dos prédios da Grand Place), encontra-se a Gilded Plaque, um monumento "art nouveau", com uma escultura em bronze, que segundo uma lenda popular, diz que passando a mão nessa escultura, garante a volta a Bruxelas, eu garanti a minha, e aproveitei pra fazer um pedido...ahahah



La Bourse - Bolsa de Valores


O edifício da Bolsa de Valores de Bruxelas localiza-se em Anspach Boulevard ou a Praça da Bolsa.  O edifício mistura elementos arquitetônicos neo-renascentista e do segundo império, apresentando uma abundância de ornamentos e esculturas, criadas por artistas famosos, como Auguste Rodin.

Manneken Pis


Manneken Pis é um monumento de Bruxelas. É tão importante para Bruxelas como a estátua do Cristo Redentor é para o Rio de Janeiro. A estátua deste menino fazendo xixi é uma das principais atrações da cidade. O monumento fica na esquina das ruas Stoofstraat/Rue de L'Etuve e Eikstraat/Rue du Chêne e geralmente está rodeada de pessoas fotografando e sendo fotografadas. A estátua passa a maior parte do ano vestida, uma tradição iniciada em 1698, e seu guarda roupas com mais de 600 peças pode ser visto na Casa Real e no Museu da Cidade. 
Ah... e só para constar algo em comum, no Brasil existe uma réplica da estátua batizada como Manequinho e está em frente a sede do Clube Botafogo de Futebol no Rio de Janeiro, que chique!

Castelo em Schoonbeel



Ficamos hospedadas em Schoonbeek que é uma aldeia do município Beverst, lá ficamos na casa dos queridos amigos Bjorn e Ellen.
O Castelo acima chama-se Waterkasteel van Schoonbeek, a parte mais antiga do castelo remonta a Idade Média : em 1333.


Um dos passeios obrigatórios em Bruxelas é o Centro Belga de Histórias aos Quadrinhos e a Boutique do Tintin. Esta personagem foi criada pelo desenhista Belga Hergé, e até hoje Tintin e seu cachorro Milou são praticamente heróis nacionais. 

Cave du Roy Restaurant


De paredes antigas a adega do século 17, com teto arqueado, sob a casa chamada l'Hermitage, que foi construída em 1698, está Cave du Roy Restaurant. Pode-se imaginar um melhor local para conhecer a alma de Bruxelas? Que é sem dúvida a razão pela qual muitos moradores levar seus visitantes lá, permitindo-lhes descobrir a história, a culinária ea hospitalidade que é característica da Bélgica.
Lá experimentei a Kriek uma cerveja belga, fermentada com ginja, tem sabor de cereja...eu amei! Lá você pode desfrutar de mexilhões com batatas fritas.

Foire d' octobre (Liége) - "Frites"
E por falar em batata frita....perdição! ... conheci também Liége -  sul da Bélgica.,  terceira maior cidade da Bélgica. E como estávamos no mês de outubro, fomos na Foire d' octobre uma feira muito divertida.


 Grand Place


A cada dois anos, a cidade  é palco de um grande espetáculo: um grande tapete de flores (são begônias) é montado, formando uma composição belíssima, gratuita para todos os passantes contemplarem. 


aqui os parceiros de trip: Fabi, Eu, Bjorn e Ellen


Até agora não entendo a razão da Bélgica geralmente não fazer parte das escursões europeias, é um pais lindo. Bruxelas merece ser visitada várias vezes, repleta de arte e história.




Daqui partimos de trem - Gare du Midi com destino a estação londrina de Saint-Pancras.
Foi também a primeira vez e embarquei em um trem...aff.....cheia de novidades esta trip....com a empresa Eurostar, passando pelo Eurotúnel  que é um túnel ferroviário submarino e subterrâneo de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha - A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declarou o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Bom.... isso foi um pouquinho dessa passagem pela Bélgica.... logo um post de Londres.
Espero que gostem e..... se este também é o seu sonho...corra atrás dele! 




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Anônimo disse...

Bete, Seu blog ... conseguiu " colocar a pulguinha atras da minha orelha" hahahaha... pois não tinha pesquisado sobre a Bélgica mas com certeza dpois de ler seus comentarios... acabou de entrar na listinha de lugares aonde ir ... Hehhehe !!!Parabéns... A Bélgica através dos teus olhos é linda !

Aline

Elisabete Schlatter disse...

aeeee....essa é a intensão! Fazer nascer e crescer a vontade de conhecer esses lugares tão fabulosos que existem no Brasil e agora no Mundo! Obrigada pela visita, acompanhe que logo tem mais! bjs :)

Carol Arêas disse...

Oi, Elizabeth,

Tudo bem?

Olha, o que aconteceu é que desde que o texto foi publicado no Personare muitas pessoas entraram em contato comigo. Especialmente do Brasil.
Muitas delas estão preparando pedrinhas e afins e espalhando por aí em parceria aqui com o meu site. Elas colocam o endereço do Word Rocks atrás e assim nós nos unimos numa grande rede por aí, a fim de espalhar algo de positivo mundo afora.

Vc se junta a nós?

Um beijo

Elisabete Schlatter disse...

Nossa Carolina que legal sua ideia, sou parceira sim, adoraria fazer parte dessa rede. Vamos trocar msg para eu saber mais sobre o assunto e poder espalhar por aqui também! Bjs

Postar um comentário