Berlim - Alemanha

Hoje vou falar de outro lugar que conheci na Eurotrip, Berlin, a capital da Alemanha.
Se a riqueza de uma cidade fosse determinada pela sua história, sem dúvida alguma que Berlim seria das mais ricas do mundo. Berlin é um lugar ao mesmo tempo moderno e antigo.
Poucas cidades sofreram tanto durante os principais conflitos da humanidade e é latente o esforço dos alemães em modernizar Berlin. Ainda hoje, mais de 20 anos depois da queda do muro que a dividiu ao meio, é impressionante a quantidade de guindastes e obras de reconstrução. Ainda assim, fazem questão de não esquecer o seu passado e de recordar os mínimos detalhes da sua história. Espalhadas pela cidade há uma infinidade de construções históricas e ruínas dos tempos de guerra todas preservadas e, hoje, ladeadas por modernos prédios envidraçados.

Prefeitura de Berlim

Depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida. Berlim Oriental se tornou a capital da República Democrática Alemã, enquanto Berlim Ocidental continuou sendo parte da República Federal da Alemanha. Com a reunificação alemã em 1990, a cidade passou a ser capital de toda a Alemanha.
Com sua prefeitura vermelha - Rotes Rathaus, que foi construída entre 1861 e 1869,  sendo um dos mais importantes símbolos da República Democrática Alemã. Após a queda do muro, voltou a ser a única prefeitura.


Berliner Fernsehturm

A Berliner Fernsehturm (em português antena de televisão) é uma torre de televisão localizada no centro da cidade, especificamente em Alexanderplatz. A torre foi construída entre 1965 e 1969 pela República Democrática Alemã (RDA), e que a usou como símbolo da Berlim governada pela RDA. A torre é facilmente visível de todo o centro e de alguns bairros de Berlim e continua a ser um símbolo da cidade....e é mesmo, pois, foi um dos primeiros símbolos que avistei ao sair do metrô, e em cada lugar a avistávamos.

Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo (em alemão: "Brandenburger Tor") é um tipo de arco do triunfo, símbolo da cidade de Berlim. É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim. 
Construída no estilo neoclássico no projeto de Carl Gotthard Langhans, possui doze colunas dóricas de estilo grego. Sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a "quadriga" (estátua da deusa grega Eirene ou Irene - deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos).
Muito presente nos filmes sobre a guerra....ponto turístico super visitado.


Tiergarten

O principal parque de Berlin é também um dos maiores do mundo. Seu nome deriva de uma floresta que existia nesta região, ainda no século 17, onde os soberanos tinham por hábito praticar o nobre esporte da caça. Em 1830 a floresta foi transformada num parque. Se você quiser atravessá-lo, pode, por exemplo tomar como ponto de partida o Portão de Brandenburgo, localizado à leste, e seguir sempre em frente até o Jardim Zoológico e Aquário da cidade, situados a oeste. Isto corresponde a uma caminhada de uns 5 ou 6 km. Fizemos essa caminhada até a coluna da vitória....ou seja, metade do caminho...já foi de bom tamanho! 


 Coluna da Vitória

Chegando na parte central de Tiergarten está outro dos monumentos mais famosos da cidade, a Coluna da Vitória (Siegessaule), no topo da qual está uma imensa estátua representando a Deusa da Vitória. 
A Coluna da Vitória foi construída entre 1864 a 1873, seguindo um projeto de Johann Heinrich Stack, para comemorar a vitória Prussa. Inicialmente existia somente a coluna, sendo que a imagem dourada com 8,3 metros de altura e peso de 35 toneladas foi instalada no topo da coluna para comemorar outras vitórias. O monumento costuma ser o ponto central de manifestações, sendo que em grandes eventos um mar de gente se forma à sua volta. Quem tiver pernas resistentes pode subir os 20 andares até o topo do monumento por uma estreita escada em caracol..... não tive coragem!


Reichstag

Reichstag é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções. Localiza-se no distrito de Mitte. O prédio foi danificado também por ataques aéreos durante a guerra. Durante a Batalha de Berlim em 1945, foi um dos alvos principais do Exército Vermelho, pelo seu valor simbólico. Em 1992 foi decido que o Reichstag deveria ser reconstruído. Hoje esta é uma das melhores atrações para os turistas pois ela é aberta à visitação. Dela se tem uma vista impressionante da cidade e do plenário do parlamento.

Memorial do Holocausto

Memorial do Holocausto é situado nas proximidades da Porta de Brandemburgo, Potsdamer Platz e do Reichstag. Após 17 anos de críticas, debates, escândalos e concessões em 2005 foi inaugurado. O resultado é um lugar construído, quase um não-lugar, uma lembrança dedicada aos judeus assassinados e não um registro das barbaridades em si.
Em 90 mil metros quadrados, 2711 colunas. A cor, o cinza escuro. A referência automática, um cemitério, mesmo que esta associação seja recusada por Peter Eisenman, arquiteto responsável, que prefere: "A simplicidade é talvez o que provoca".

Berliner Dom


O Berliner Dom ou Catedral de Berlim foi construído entre 1895 e 1905. 
A Catedral de Berlim é a maior igreja da cidade, e serve como um centro vital para a Igreja Protestante da Alemanha. O edifício barroco, com influências do renascimento italiano foi desenhado por Julius Raschdorff.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi atingido por uma bomba , danificando severamente grande parte da Catedral. Sinais que até hoje podem ser visto por quem a visita....embora tenha sido restaurado, é evidente as marcas da guerra.


Rio Spree, ao fundo a Berliner Dom

É difícil visitar Berlin e não se emocionar quando lembramos de tudo que esta cidade já passou. Seduzida por um tirano, a cidade pagou caro o preço daquele engano. Completamente arrasada ao fim da guerra, viu-se transformada em pilhas de escombros. Depois, com a guerra fria, foi partilhada e possuída pelas potências vitoriosas, tendo ainda que suportar durante 28 anos um ultrajante muro, separando vidas e pessoas.

Berliner Mauer - Muro de Berlim

Foi apenas em 1989, graças à pressão de um povo que não suportava mais viver oprimido em sua própria terra, que o muro ruiu, demarcando para a Alemanha e sua capital o renascimento, não mais como metades, mas sim como nação indivisível e soberana.  Hoje Berlin é novamente uma cidade fascinante, bela, movimentada, centro de cultura, tecnologia e artes, um dos principais centros urbanos do planeta. 

Mascote

Passeando pela cidade, cedo ou tarde você vai dar de cara com um urso. Eles são o símbolo da cidade. Não há loja de souvenir que não tenha o mascote da cidade. No rastro da Cow Parade foi promovida em 2001 uma exposição de ursos espalhados em diversas praças e ruas de Berlim. No final, muitos deles foram leiloados e a arrecadação foi doada para a UNICEF e entidades locais de auxílio a crianças.

Bicicletas

É impossível não se surpreender, e não se encantar com a presença de bicicletas no cotidiano de inúmeras cidades europeias. Na Holanda, 27% dos habitantes têm bicicleta. A média da Europa chega a 9,5%. Na Alemanha, há 35 mil quilômetros de ciclovias. 

Homem Molecule

Já a caminho do aeroporto rumo a Paris, avistei ....aparentemente flutuando no rio Spree, o Homem Molecule, enorme, lança uma sombra impressionante que o deixa em dúvida se é uma escultura.
Homem molécula foi desenhado por um artista americano (Borofsky Jonathan) em alumínio.
Esta escultura composto por três figuras de encontro no centro, não se refere apenas a leveza dentro de nossos próprios corpos sólidos, mas os números juntando-se ao centro, referem-se às moléculas de todos os seres humanos se unindo para criar a nossa existência. 

Amei essa árvore

O turismo é um dos mais importantes motores da economia atualmente, e, entre os visitantes, há cada vez mais brasileiros. 
E ao nos despedirmos dela, ficou em nossas cabeças um pensamento: Que a Deusa da Vitória, no topo de sua coluna no Tiergarten, abençoe Berlin, para que ela possa daqui para a frente progredir cada vez mais, sempre em paz.
Teria muito mais coisas para falar, sua economia (a maior da Europa), sua culinária (que aqui em SC é possível conhecer um pouquinho), sua cultura super rica....enfim, ficaria horas aqui para descrever tudo.
Então, convido-os a conhecê-la e ver com seus próprios olhos toda essa riqueza!
Eurotrip chegando ao final... ultimo destino...Paris! Lá vamos nós!!!
Espero que gostem !!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário