Tijucas - Santa Catarina - Brasil

A história de Tijucas começa em 1530, com a passagem do navegador europeu Sebastião Caboto pela costa de Santa Catarina, a serviço da Espanha. O povoamento da região só se inicia de fato a partir de 1788, quando um grupo de colonizadores decidiu subir o rio Tijucas à procura de pinheiros.


Situada as margens do Rio Tijucas e cortada pela BR 101, suas principais fontes de renda são as indústrias de cerâmica e agricultura.
O maior atrativo turístico de Tijucas é o passado histórico do município. A cidade apresenta grande diversidade cultural e geográfica, com bairros de açorianos, negros, italianos...
Por ser uma das cidade mais antigas do estado e promissora desde sua origem, Tijucas ostenta um patrimônio arquitetônico singular, especialmente ao longo do rio, onde inciou-se a ocupação do atual centro da cidade.

Prédio do antigo Cine Theatro

A cidade possui grandes casas antigas, algumas com mais de 100 anos, como é o Casarão da Família Gallotti. O casarão é uma das mais antigas moradas nobres do início do século XX no Estado. Todo o material para a construção da casa, que ficou pronta em 1898, veio da Europa e teve como primeiros moradores a matriarca Chiquinha Gallotti e sua família, que dominavam a economia da região trabalhando com embarcações e a comercialização de madeiras nativas, entre outras atividades comerciais.

Mansão da Família Galotti

Uma vez ao ano é realizado em frente à Igreja Matriz uma grande festa, a festa do Divino Espírito Santo, quando realizada além do povo tijucano a festa conta com a presença de pessoas da região, de Canelinha, Itapema, São João Batista, entre outras.
Proveniente da cidade de Fátima em Portugal, tendo chegado a Tijucas no dia 21 de junho de 1998,  em frente  a igreja matriz , podemos admirar a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Igreja Matriz São Sebastião

Instalada na década de 90, a estátua do Dinossauro se tornou ponto de destaque em Tijucas e atrai a atenção de pessoas de todas as idades. Todos os dias é comum encontrar pessoas no local tirando retratos e registrando a presença ao lado da figura simpática do Dinossauro, já conhecido como 'Dino'. 


Dinossauro

Inaugurada em 30 de abril de 1930, a Ponte Metálica, ou Ponte da Passagem (nome oficial Ponte Bulcão Vianna) representa um marco no transporte não só de Tijucas, mas de todo o estado e até do sul do país, já que era por essa estrada que passava todo o tráfego que seguia para o sul. Construída em ferro com pavimentação de madeira, foram impostos ao uso da ponte algumas restrições, mas ainda é utilizada até hoje.  Sou suspeita porque considero este um dos pontos mais lindos da cidade.... adoro essa ponte!!!!


Ponte Bulcão Vianna

São muitas as atrações naturais, como o Salto do rio Tijucas, uma queda d'água com 80m de altura, o Salto Encanto, com seus 30m, a Gruta da Pedra do Xandoca, com 15m de comprimento, que esconde um pequeno córrego bem no centro .... cachoeiras, grutas, rio e mar.... é também temos uma praia aqui .... praia do Pontal Norte, mais conhecida como "Copa Lama".



A cidade de Tijucas nasceu onde é hoje o Bairro da Praça .... onde está localizada a igreja N.S. dos Navegantes, local onde ocorreu o casamento da minha amiga Leandra.


Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Entre os diversos eventos esportivos e de lazer promovidos pelo  município, destaca-se o MotoCross, onde ocorrem etapas de importantes competições nacionais da modalidade. O público compareceu em peso, lotando o motódromo Xavecos e vibrando a cada bateria.


Bom... é isso aí... um pouquinho desta cidade onde fiz minha faculdade de Administração de Empresas e por 5 maravilhosos anos estive diariamente ... conta com o Colégio de Aplicação Univali e Universidade.
Espero que gostem!!!!



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário