São Francisco do Sul - Santa Catarina - Brasil

Fazer este post me trouxe nostalgia... saudade... boas lembranças...da minha infância e adolescência, pois, foi nesta época eu conheci esta histórica cidade, conhecida pelos joinvilenses por São Chico, São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira do Brasil.

Centro Histórico

Em 1504, o navegador francês Binot Palmier de Gonneville aportou na região, marcando o início da primeira povoação catarinense e a terceira mais antiga do país.
São vários os motivos para uma visita à Ilha de São Francisco do Sul. Seja para respirar história ou mergulhar neste paraíso, uma pequena, mas riquíssima, cidade catarinense. 



 São Francisco do Sul possui diversas tradições culturais herdadas dos povos que passaram pela região, portugueses (açorianos), espanhóis, africanos e franceses. Como estratégia de conservação das culturas populares da cidade, foi criada a Festa das Tradições da Ilha – FESTILHA, composta por um conjunto de atrativos que vão desde shows até apresentações folclóricas.


E é justamente neste cenário cultural que o folclore de seus antepassados é resgatado e apresentado para turistas e moradores.
Os sabores de São Francisco do Sul reunidos em um único espaço. A variedade gastronômica do evento agrada aos mais diversos paladares


São Francisco do Sul possui um conjunto de manifestações populares que compõem o folclore da cidade. Essas manifestações são expressas nas danças folclóricas como “pau de fita” e “boi de mamão”, nos ditados populares como “Coberta pouca, eu durmo no meio”, nas brincadeiras como o “pão por deus” e nas lendas como a do “pescador solitário”.

Museu Nacional do Mar

O Museu Nacional do Mar é o primeiro do gênero no Brasil, foi instalado em setembro de 1991 e inaugurado em dezembro de 1992. Constitui-se em um conjunto de núcleos dedicados a pesquisas de acervos, incrementando, valorizando e divulgando a cultura ligada ao mar. No acervo do museu consta a embarcação a remo PARATI I, doada por seu proprietário, o navegador Amyr Klink, que a utilizou na sua histórica travessia do Atlântico em 1984. 


Igreja  matriz Nossa Senhora das Graças

Em 1699, em função da melhoria financeira resultante da tributação sobre a farinha de mandioca, o peixe, a aguardente e outros produtos, os governantes da então Vila, juntamente com a população, resolveram edificar um nova igreja na localidade. A argamassa utilizada na construção era composta de cal de concha, areia e óleo de baleia. Originalmente construída em estilo veneziano e com uma só Torre, a Igreja Matriz sofreu diversas modificações que a descaracterizaram. A edificação de uma segunda torre que ocorreu em 1921.

Mercado Público Municipal 

O Mercado Público Municipal começou a ser construído a partir de 1896, sendo inaugurado em 20 de janeiro de 1900. A população era atendida em vários boxes que existiam tanto dentro como fora do prédio (hoje há lojas apenas do lado de dentro da edificação). Em 1928 foi anexada ao prédio a peixaria, que além da venda da produção pesqueira artesanal, também serve para o escoamento dos produtos agrícolas. 

Clube XXIV de Janeiro

O carnaval é marca registrada da cidade.  Há o tradicional baile municipal onde acontece o Concurso de Fantasias. A Secretaria de Turismo promove bailes públicos em tendas armadas e o Clube Náutico Cruzeiro do Sul é a referência em carnaval de salão.


A cidade possui o mais famoso carnaval da região nordeste do Estado.  É realizado desfile oficial de abertura do Carnaval, com a presença da corte e dos blocos carnavalescos. As ruas são invadidas por foliões que brincam atrás dos trios elétricos. As Escolas de Samba e a Liga de Blocos fazem desfiles tanto no centro, quanto nas praias. 

Porto de São Francisco do Sul 

A economia de São Francisco do Sul depende, em grande parte, do porto localizado em seu território, que é considerado um dos mais importantes do Brasil. É o quinto maior do país em movimentação de contêineres, respondendo por cerca de metade da movimentação portuária do Estado. Situado na Baía da Babitonga, o porto possui um canal de acesso com 11m de profundidade e 4m de atracação.

Baía da Babitonga

Localizado no litoral norte da ilha, o Forte Marechal Luz, fica a 15 km do centro histórico de São Francisco do Sul. A sua fundação ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região. O acesso é feito por intermédio de uma estrada de terra, que dá acesso ao Morro João Dias, em cujo topo encontra-se uma bateria de artilharia, composta de 4 canhões, que possibilitavam a defesa da costa em situações perigosas

Forte Marechal Luz

Localidade onde vivem predominantemente pescadores, com acesso por lancha ou ferry-boat, uma pequena comunidade esta sediada  ao redor da capela Nossa Senhora da Glória, onde a mata Atlântica resistiu quase que intocada, onde inúmeras cachoeiras encantam suas matas. Tal beleza só é possivel ver, através de caminhadas em trilhas existentes na mata.

Vila da Glória

São Francisco do Sul tem praias de todos os tipos e para todos os gostos. A mais procurada pelos turistas é a Praia de Enseada, que tem a forma de uma ferradura voltada para o mar aberto, com águas tranqüilas e excelente infra-estrutura turística.


Enseada


As escolhidas pelos surfistas são a Praia do Molhe, também reduto de pesca da tainha no inverno, e a Praia da Saudade, que tem um sambaqui de 6.000 anos de idade. A sua principal característica são suas águas revoltas, sendo ocasionalmente palco de diversos campeonatos de surf.
Durante a alta temporada os bares da Prainha são os mais concorridos. Deles, o Surf Bar que oferece música ao vivo, com bandas que tocam cover de pop rock é o mais tradicional

Prainha


 A Praia Grande, a mais distante do centro da cidade, é praticamente deserta, com dunas ao longo da orla - a cada janeiro, torna-se palco do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil.

Praia Grande


Praia de Ubatuba localizada entre as Praias de Itaguaçú e Enseada, a 12 km do Centro. Com águas claras e mar um pouco agitado, é muito procurada, seja por surfistas seja por banhistas. No local acontecem no verão campeonatos de vôlei.

Praia de Ubatuba

.Localizado a 18km do Centro Histórico, próximo a Praia da Forte, o balneário de Capri é composto por duas praias de águas calmas e cristalinas, abundantes em frutos do mar e em outras espécies da fauna marinha. Um dos pontos turísticos do balneário são as ruínas do antigo leprosário, onde se abrigavam aqueles que sofriam de hanseníase (lepra).É formada por uma barra com canal que abriga as embarcações do Iate Clube. Assim como em outras Praias de São Francisco do Sul, seus principais visitantes são os praticantes de esportes náuticos



Balneário de Capri 

O arquipélago da Baía de Babitonga é composto por vinte e quatro ilhas: Alvarenga, do Ferreira, Mandigituba, dos Herdeiros, Murta, do Maracujá, do Pernambuco, dos Araújos, de Dentro, do Meio e de Fora, do Carisco, do Chico, do Pedro, das Claras, dos Negros, Grande, Redonda, das Flores, Queimadas, do Mel Itaguaçú, Guaraqueçaba, do Baiacú, do Quiriri e da Rita..... uuufa!... tem muitos lugares para conhecer.

Escadaria do Morro da Petrobrás




E para encerar, esta foto de outro passeio imperdível, mas que exige fôlego, são 227 degraus e mais 200 metros de subida em escada natural..... a recompensa é o mar azul e uma vista linda! Vale cada degrau!
Se você quer pegar carona por seu passado histórico, cheio de atrações e lugares incomparáveis, venha conhecer essa cidade e levar daqui muitas histórias para contar, e uma imensa vontade de voltar, ah....  venha com tempo, porque fiz um apanhado geral de alguns lugares, mas não para por aqui, tem muito mais para conhecer.
Bom, é isso aí, espero que gostem ... eu amei fazer esse post.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ser feliz é ....




Ser feliz é...


acordar e ter que trabalhar...
ver a caixa do correio cheia...
ter um monte de recados na secretária eletrônica...
mas no meio deles, um que diz:
"Estou com muita saudade de você!"
ver que no almoço a cozinheira fez uma salada de jiló...
mas o prato principal está apetitoso e é o seu preferido!
estar num trânsito terrível...
mas ligar o rádio e ouvir a sua música predileta tocando, lembrando de um modo especial de alguém ...
brigar com o cachorro porque ele comeu seu sapato...
mas ser recebida por ele, com festa, todos os dias quando chega em casa!


Ser feliz é...
chegar em casa exausta....
ter um monte de problemas...
mas ser capaz de sorrir com as pequenas coisas do dia a dia!!!


Ser feliz é...
reconhecer que temos pessoas especiais ao nosso lado, mesmo estando a quilômetros de distância.


Ser feliz é...
saber que, mesmo estando sozinha, há um DEUS que nunca nos desampara e está sempre pronto para nos ouvir.


Tenham todos um lindo e abençoado dia!.... e de sol....que hoje está Maravilhoso!!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muito Obrigada!



Hoje é dia de comemorar..... aliás todos os dias são! 
Mas hoje o motivo é os mais de 6 mil acessos ao meu blog.
Quando comecei a fazer este blog não tinha a mínima ideia de como seria a aceitação, e hoje posso comprovar através da estatística que ele tem muitos acessos.... até acessos do exterior...que chique!
Nem preciso dizer o quanto estou feliz com esse resultado né?!!!!
Então só tenho a agradecer a todos os meus amigos que curtem este espaço, aos curiosos que se interessam em conhecer e dizer que são todos 
MUITO BEM VINDOS !!!!
Que continuem me visitando e comentem, pois, assim posso saber também a opinião de vocês.
Beijos e muito obrigada!

Porque é muito gostoso viajar e conhecer o mundo, mas melhor ainda é poder dividir a experiência e as historias com os amigos !!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jaraguá do Sul - Santa Catarina - Brasil

Dando continuidade a lugares que fui, conheci e gostei, quero compartilhar hoje, uma cidade linda que fica aqui no estado de Santa Catarina, chama-se Jaraguá do Sul.
Na época do descobrimento do Brasil, era território tupi-guarani. Antes disto, o homem sambaquiano também deve ter pisado este solo. Por volta do Século XVII, os xoklengues ocuparam a região. Foram estes os indígenas que havia por ocasião da colonização do vale. Alguns vestígios da ocupação indígena na região ainda podem ser encontrados.

Pórtico de Jaraguá do Sul

Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d"Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.




Chegada dos primeiros colonizadores


 A colonização efetiva se deu a partir de 1890, quando colonizadores alemães, italianos, húngaros e outros começaram a colonizar as diversas regiões do Município. Considerado um dos principais parques fabris de Santa Catarina, grande produtor de malhas e sede de importantes indústrias metal-mecânicas e alimentícias, Jaraguá do Sul também é rica em cultura e belezas naturais. 
E por falar em cultura, todos os anos nos meses de janeiro e fevereiro, Jaraguá do Sul respira música.

Femusc

O Femusc - Festival de Música de Santa Catarina, caracteriza-se como um festival-escola não competitivo, que promove durante quatorze dias a troca de experiências entre professores e alunos vindos de mais de 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público.
Quem já foi pode confirmar... é uma boa oportunidade para ter acesso ao maior festival de música erudita do Sul do Brasil. 


Schützenfest

Outubro é mês de festa em Santa Catarina e em Jaraguá do Sul o destaque é a Schützenfest, que é realizada desde 1988 e foi criada para resgatar e preservar a tradição do tiro esportivo presente na cultura alemã. O tiro, a música, o chope e a comida típica são as grandes atrações.

Parque Malwee

Belezas naturais não faltam por aqui, inúmeros parques fazem um interessante contraste com o grande parque fabril do município. Entre eles o Parque Malwee - que ocupa uma área de 1.200.000m2. O parque tem 17 lagos, grandes áreas arborizadas e ajardinadas.
De iniciativa privada, o Parque Malwee foi inaugurado em 1978 pelo então proprietário da Malwee Malhas, senhor Wolfgang Weege. O Parque Malwee é um dos melhores, bem estruturados e mais conhecidos pontos turísticos do município e da região. 

Paróquia São Sebastião

A Paróquia São Sebastião de Jaraguá do Sul foi criada por decreto de Dom João Becker, Bispo Diocesano de Florianópolis, no dia 31 de julho de 1912, e também é uma referência para o município, pela beleza de sua construção.


E por falar em belas construções, a tradição alemão também é visível nas antigas casas, patrimônio histórico e cultural da cidade.



E para quem gosta de aventura e contato com a natureza, o Pico Jaraguá é um dos pontos mais altos da região, com 926 metros de altitude. É o ponto mais alto da cidade .Localizado ao final da Serra de Jaraguá, o pico é de difícil acesso, mas o esforço vale a pena, pois a vista magnífica onde é possivel ver o centro a cidade, e em dias claros é possível avistar o litoral.




Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Bom, é isso aí, um pouquinho desta bela cidade. Mas tem muito mais para conhecer.
Espero que gostem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Porto Belo - Santa Catarina - Brasil

Me inspirei hoje em fazer este post, pois fds estive em Porto Belo, e como o próprio nome diz....é belo!!!
Porto Belo é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina.

Pier

Apesar das incursões anteriores de marinheiros portugueses, espanhóis, franceses e holandeses, foi só em 1753 que começou a colonização de Porto Belo. A Coroa Portuguesa fundou ali um povoado e fixou nele alguns casais de imigrantes açorianos. Em 1818, o povoado - batizado de Enseada das Garoupas - foi elevado à condição de Colônia, com o nome de Nova Ericeira (mais de 100 moradores tinham vindo da localidade de Ericeira, em Portugal). Finalmente, em 13 de outubro de 1832, Nova Ericeira passou a chamar-se Vila de Porto Belo, devido à beleza natural do lugar.


Considerada o melhor porto natural do Brasil, nos últimos anos tem sido utilizada como ancoradouro de grandes navios que realizam cruzeiros marítimos, a presença quase diária dessas imponentes embarcações no período de verão é um show a parte. 

Transatlânticos em Porto Belo

Uma das principais atrações do município é a Ilha João da Cunha, também conhecida como Ilha de Porto Belo, a 900 metros do continente. O verde da mata atlântica e a beleza quase selvagem de suas praias, encantam os turistas que encontram ali um recanto perfeito para desfrutar suas férias. 
O local possui infra-estrutura com restaurante, trilhas ecológicas e subaquáticas, equipamentos náuticos, lojas e quiosques.O transporte é feito através de escunas ou barco de pescadores locais.

Ilha de Porto Belo

Porto Belo tem praias maravilhosas, Praia do Estaleiro, Praia do Araçá, Praia do Caixa d"aço, Praia do Baixio, Praia de Porto Belo (Central), Praia de Perequê ...... eu vou falar um pouquinho de algumas delas.
A Praia do Araçá é uma comunidade pesqueira que ainda hoje preserva os costumes e tradições de seus colonizadores. A  praia é agradável, de mar muito calmo e bom para o banho.

Praia do Araçá

A mais conhecida, frequentada, e maior praia de Porto Belo, é Perequê. Com o nome vindo do tupi-guarani – pira-quê, local de entrada dos peixes para comer e desovar.  Perequê localizada a 4 quilômetros do centro de Porto Belo.
Uma  praia ampla e arborizada. De mar aberto e com grande faixa de areia, é boa para o banho e para a prática de esportes como vôlei de praia, futebol, entre outros.

Praia de Perequê

A mais badalada com certeza é a enseada do Caixa D'Aço, que está  situada ao Sul de Porto Belo, trata-se de um porto natural com águas mornas e transparentes. Ali, foram montados alguns bares flutuantes, onde os proprietários de lanchas e iates costumam atracar para saborear petiscos à base de frutos do mar.

Caixa D"Aço

Além das praias, Porto Belo ainda mantém viva a cultura açoriana, através das festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Queima das Cruzes e o estilo típico de suas casas, redes e barcos coloridos e vilas de pescadores.


Centrinho e suas charmosas construções

Outra relíquia é a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1814, é atualmente um dos mais importantes atrativos culturais da cidade. Em estilo açoriano, foi edificada em alvenaria por mão-de-obra escrava e é um dos pontos altos da fé dos munícipes de Porto Belo.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

Durante todo o mês de julho, estabelecimentos de Porto Belo, Bombinhas e Itapema realizam a Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, evento que já está se sua 4ª edição (2011).



Além dos workshops e aulas show sobre diversos temas que envolvem a gastronomia nacional e internacional. O evento conta com a participação de renomados chefs de cozinha. Os restaurantes da Costa da Esmeralda recebem turistas e moradores com cardápios  e preços especiais formando a Rota Gastronômica.
Informações sobre este evento, acesse: www.semanadegastronomia.com.br

Volte Sempre !


Porto Belo também é conhecida por realizar anualmente o Moto Verão, o evento que marca o início da temporada no mês de novembro.
Tudo encanta em Porto Belo, essa cidadezinha colonizada por açorianos há mais de 250 anos é com certeza um destino imperdível no litoral catarinense.
Venha conferir e se encantar por esse lugar!

Júlia, Fernanda, Eu e Sabrina

E para finalizar uma fotinho da mais recente passagem por este lugar..... que já deixou saudade......espero que gostem! 





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

39ª Festival de Cinema de Gramado - Gramado - RS

Como mencionei em meu post de Gramado, estive lá na Páscoa deste ano, visitei o Palácio dos Festivais e senti uma grande vontade de voltar nesta época, mas infelizmente por motivos de força maior ($$$$$$) não poderei ir....mas quero falar um pouquinho mais deste evento que é um sonho....
Bora conhecer ?


Apesar da criação do Festival ter sido pensada a partir da mostra de cinema de 1969, a primeira edição do evento foi acontecer realmente no ano de 1973. A princípio a ideia consistia em incentivar o cinema brasileiro e consagrar os melhores filmes. Devido as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional, os organizadores passaram a incluir produções latinas na programação a partir do ano de 1992, o que tornou a disputa pelos prêmios um tanto mais acirrada.  

Palácio dos Festivais


Na 39ª edição que acontece de 5 a 13 de agosto de 2011, foram inscritos 180 filmes de longa-metragem -105 longas brasileiros e 75 longas estrangeiros. Já na categoria de curta-metragem nacional foram 323 filmes inscritos.

Para participar, as produções precisam respeitar alguns critérios. Os longas (documentário ou ficção) podem ser estrangeiros, mas precisam ter sido concluídos a partir de 1º de fevereiro de 2010. Os curtas-metragens têm de ser brasileiros e finalizados a partir de 1º de agosto de 2010. Há também a Mostra Gaúcha, cujos filmes são agrupados em categoria própria.

"O Palhaço" de Selton Mello


Os artistas que serão homenageados na 39ª edição do evento, com o Troféu Oscarito, dedicado aos grandes atores e atrizes do cinema, será entregue para Fernanda Montenegro (“O Amor nos Tempos do Cólera”). Os diretores são homenageados com o Troféu Eduardo Abelin e esse ano o escolhido foi Domingos de Oliveira (“Todo Mundo Tem Problemas Sexuais”).

Já a homenagem especial ficará para o ator e diretor Selton Mello. “O Palhaço”, trabalho mais recente de Selton a frente e atrás das câmeras.

Paulo José e a filha Bel Kutner


O evento reúne celebridades do cinema brasileiro e estrangeiro (artistas, produtores e diretores), de todos os lugares do Brasil e da América Latina. Durante o festival é possível encontrá-los nos hotéis, restaurantes, bares, ruas e principalmente no Palácio dos Festivais. Então para quem quer "tietar", fiquem atentos as oportunidades...


Os vencedores da competição recebem o cobiçado prêmio do cinema brasileiro, o Kikito.
Os jurados vão escolher melhor ator, melhor atriz, melhor fotografia, melhor roteiro, melhor diretor, melhor canção original, entre outras categorias.
O Festival é um dos principais eventos que acontece na serra gaúcha no período do inverno e atrai milhares de turistas. Para quem aprecia a arte e gosta de viajar, conhecer Gramado na época do Festival de Cinema é um passeio imperdível.


E para fechar uma fotinha nossa em frente ao Palácio 


Para que o festival repita o sucesso dos anos anteriores, ele conta com apoio com grandes patrocinadores que incentivam a cultura no país, como as empresas Oi, Petrobrás, Kia Motors e Banrisul.

Para saber mais sobre o festival acesse o site: ww.festivaldegramado.net

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brusque - Santa Catarina - Brasil


Bem acertado o post de hoje 03 de agosto, data comemorativa ao aniversário de 151 anos de Brusque.
A história do município começa com a chegada dos primeiros imigrantes alemães, oriundos do Grão Ducado de Baden, sul da Alemanha, em 1860.
A cidade de Brusque se destaca no estado como um belo local , ótimas atrações turísticas, natureza exuberante, gastronomia diferenciada,  hospitalidade, arquitetura e toda história da cidade que te leva para um universo muito interessante.

Prefeitura Municipal de Brsuque

A Prefeitura Municipal de Brusque construída em estilo enxaimel, chama a atenção pela sua arquitetura leve e fascinante . É um dos pontos prediletos dos turistas para suas fotos.
A cidade é um importante destino turístico pelas belezas naturais, arquitetônicas e por seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos.
Pronta entrega com grande variedade e qualidade a preços direto de fábrica.


A já conhecida réplica da estátua da liberdade, símbolo das lojas Havan, é ponto de referência no comércio local.
Conhecida como ¨Berço da Fiação Catarinense",  em 1890, Brusque desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos imigrantes poloneses, conhecidos como tecelões de Lodz.
Assim como a indústria e o comérico, a cidade chama a atenção pelas peculiaridades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses, características essas visíveis em sua gastronomia.

Desfile da Fenarreco

O resgate das tradições germânicas está presente na Fenarreco - Festa Nacional do Marreco que ocorre anualmente no mês de outubro.
A vila gastronômica, além do marreco com repolho roxo, serve outros pratos da culinária alemã como o Eisbein (joelho de porco), Kassler (chuleta de porco) e o Bockwurst (salsicha).
No piso térreo do pavilhão Maria Celina Inhof, local da festa, funciona o Mark Platz (praça do mercado), comum nas cidades européias onde as pessoas podem comprar os mais variados produtos têxteis da região.


Igreja Azambuja


Conhecido como Vale dos Milagres,
o Santuário de Azambuja é outro atrativo muito procurado por devotos todos os anos. Abriga gruta com fonte de água e imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, originária de Caravaggio, norte da Itália, trazida para Brusque pelos imigrantes italianos em 1875 que ali se firmaram.
O Museu Arquidiocesano – considerado um dos mais completos acervos de arte sacra popular do Brasil –  visitado por devotos de todo o país, no terceiro domingo de agosto promove a Festa de Azambuja, que atrai até 80 mil fiéis.

Avião North American T6-D


Outra atração é o Parque Zoobotânico, com 220.000m2 de área preservada, onde vivem cerca de 650 animais de 135 espécies diferentes, mantidos o mais próximo possível do seu habitat natural. Possui um teleférico de 578m liga o Parque Leopoldo Moritz, permitindo a visão de boa parte da cidade e da Mata Atlântica.
Junto ao Parque Leopoldo Moritz encontra-se um Avião North American T6-D da Segunda Guerra Mundial, que encanta os visitantes.


Brusquárium


 Para quem gosta de flores eu adoooooro, vale visitar o Orquidário e Bromelário, onde existem mais de 300 espécies de orquídeas e bromélias, regionais e híbridas, obtidas através de sementes de matrizes importadas.
Ainda no Parque é possível se visitar o Brusquárium, complexo formado por um conjunto de aquários, com 1,7 mil peixes de 70 espécies diferentes, de água doce. Alguns são da região, outros de locais como Tailândia, Índia, China, América Central e Amazônia.


Fenajeep


E tem mais festa por aqui, a Festa Nacional do Jeep - evento que é o maior do segmento, acontece no pavilhão de eventos Prof.ª Maria Celina Vidotto Imhof. Muitos não sabem, mas a Festa Nacional do Jeep não é feita apenas de emocionantes provas. Outro ponto alto são os negócios. Para divulgar produtos e fidelizar clientes, o salão 4x4 já reconhecido por sua qualidade é a oportunidade perfeita para as empresas do ramo.

 Igreja Luterana


Belas construções não faltam por aqui. No alto da colina, em estilo gótico, está o centenário templo da Igreja Luterana de Brusque. Concluído em 1896, tem como principal atração um órgão alemão com 1.200 flautas. Por sua acústica perfeita, a igreja é o espaço preferido para concertos musicais.

Ponte Estaiada


Foi em Brusque que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1945. O incentivo do Cônsul Carlos Renaux, que fomentou uma pequena oficina para protótipos e testes, propiciou a criação de uma das maiores indústrias de refrigeração do Brasil. Poucos anos depois, em 1950, a fábrica Consul se estabeleceu definitivamente em Joinville, no norte catarinense.


  Observatório Astronômico

 O Observatório Astronômico Tadeu Cristovan Mikowsky é um dos melhores observatórios do sul do Brasil, tem na sua cúpula de observação um telescópio refletor Cassegrain/Newtoniano de 300mm.

Cerimônia de Acendimento do Fogo Simbólico JASC

Brusque também é uma cidade pioneira no meio esportivo catarinense, em 1960, realizou-se a primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, idealizados pelo brusquense Arthur Schlösser.
 Atualmente realiza-se em Brusque, na semana que antecede o início dos Jogos Abertos de Santa Catarina, a "cerimônia de acendimento do fogo simbólico", e posterior transporte até a sede dos jogos.

Bom, assim é Brusque... terra de gente querida, onde tenho grandes amigos, pessoas alegres e amadas.
Parabéns Brusquenses por mais esse aniversário!
Espero que gostem e compartilhem o desejo de conhecer esse pedacinho de Santa Catarina.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS