Porto Seguro foi o primeiro local onde aportaram os navegantes portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral, quando do descobrimento do Brasil, em 1500. Possui antigos monumentos históricos, além de paisagens naturais de rara beleza ao longo da costa.
Tive o prazer de conhecer este lugar a um tempo já.... e é pura diversão!
Há 500 anos, quando aqui desembarcou, Cabral já sabia que Porto Seguro era um grande achado. De lá para cá não só os portugueses, mas holandeses, espanhóis, italianos, franceses, israelenses, brasileiros, gente dos quatro cantos do mundo já descobriu que 500 anos depois, Porto Seguro ficou muito melhor.
A pouco mais de uma hora de vôo das principais capitais nacionais, e servido por uma malha aérea que liga o destino aos grandes centros urbanos do país, Porto Seguro possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, com mais de 37 mil leitos, para todos os gostos e bolsos.
Praias maravilhosas entrecortadas de rios, coqueirais, Mata Atlântica, manguezais, falésias de texturas e cores magníficas, arrecifes que fizeram deste um porto seguro. Toda uma geografia privilegiada faz de Porto Seguro um verdadeiro museu natural a céu aberto, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 1973, como Patrimônio Histórico Nacional e reconhecido pela Unesco, no ano 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade.
As piscinas naturais da Praia do Espelho
Visita obrigatória a Cidade Alta, o passeio histórico pode começar pelo Marco do Descobrimento, de onde se descortina uma das mais belas paisagens do litoral de Porto Seguro. O marco veio de Portugal entre 1503 e 1526, e simboliza o poder da coroa portuguesa, utilizado para demarcar suas terras. Todo em pedra de cantaria, de um lado está esculpida a cruz da Ordem de Avis e, do outro, o brasão de armas de Portugal.
Marco do Descobrimento
Na mesma área está a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535 pelo donatário da capitania, Pero do Campo Tourinho. Aí estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis - primeira imagem trazida para o Brasil - e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, festejada a 8 de setembro.
Igreja de Nossa Senhora da Pena
Mais adiante o Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia, datada do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia. Nesse prédio funciona o Museu Histórico da Cidade ou Museu do Descobrimento.
Paço Municipal ou Casa de Câmara e Cadeia
Ainda na cidade alta, a primeira vila formada na cidade, tornou-se um dos principais pontos turísticos da cidade, com belas contruções que preservam sua arquitetura original. À noite, a iluminação proporciona um contraste de cores muito apreciado pelos turistas.
Durante o dia você poderá curtir o melhor da praia nos complexos de lazer, Tôa-tôa, Axé Moi e Barramares, com estrutura de shows o dia inteiro com artistas, danças, coreografias, brincadeiras, diversão, parque infantil, cerveja gelada, petiscos e comida de excelente qualidade. E a noite.... já é tradicional o luau em Porto Seguro.
Tôa-tôa
Misto de shopping center com zona boêmia, a Passarela do Álcool, no Centro da cidade, é o ponto de encontro para o pré-night. Por lá estão lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhia de barracas de batidas ao entardecer. No finalzinho da passarela, na travessa conhecida como “O Beco”, concentram-se alguns dos bares e restaurantes mais aconchegantes e sossegados da área.
Passarela do Álcool
Outro lugar facinante o Recife de Fora (o passeio mais recomendado de Porto Seguro), você é levado a piscinas naturais no meio do mar, onde podem mergulhar e tirar muitas fotos com os peixinhos, corais e se vocês derem sorte, até com as tartarugas... fora o passeio no barco, que apesar de longo (aproximadamente 40 minutos) é maravilhoso, uma vista incrível.
Recife de Fora
O litoral norte de Porto Seguro tem praias belíssimas, como Curuípe, Praia do Rio dos Mangues, Ponta Grande e Praia do Mutá, já na divisa com Santa Cruz Cabrália. Nas praias de Itacimirim, Mundaí e Taperapuã estão as barracas de praias citadas acima.
Outro lugar que vocês não devem deixar de conhecer o Parque aquático localizado em Arraial d'ajuda, é maravilhoso !!!
Arraial Eco Parque
O ecoturismo é muito valorizado em Porto Seguro, a Estação Veracruz, maior Reserva Particular do Patrimônio Natural da Mata Atlântica, com mais de 60 km², além da Estação Ecológica do Pau-Brasil e da Reserva Indígena da Jaqueira, fazem parte do roteiro turístico.
Já na célebre carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel, o lugar ganhava nome definitivo e a costa era descrita com olhos maravilhados:
“De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa...”, diz um trecho da carta, arrematada logo adiante: “Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500” ......
Bom nem precisa dizer mais nada .... lugar cheio de história, encantos, diversão, povo hospitaleiro..... eu recomendo!!! Só precisa ter fôlego para aguentar tudo que oferece esse lugar encantador, a diversão não para nunca.
Espero que gostem!